quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O Crócota


Olá, sou o Bryan (precisa me amar) e começarei a postar periodicamente nesse respeitável blog, espero que se divirtam. =þ

Eis aqui uma criatura fantástica, fruto de uma lenda com uma base tão real que nem mesmo precisaremos tentar interpretar as intenções por trás dos criadores de tal história.


Crócota fazendo cara de malvadão.


Em sua lenda, o Crócota é um quadrupede similar a um cão ou uma hiena, muitas vezes citado como uma mistura dos dois ou ainda como um cruzamento entre lobo e cão ou leão e hiena. 
       Há diversas citações de estudiosos como Plínio, Estrabão e Cláudio Eliano, que falam sobre um ser com capacidade de imitar a voz humana, mudar de sexo e até usar algumas habilidades telepáticas para descobrir nomes, aparência e particularidades da voz de algum conhecido da vítima, valendo-se então de estratagemas para trazer a vítima indefesa até o alcance de sua poderosa mandíbula, muitas vezes citada como uma enorme boca que se abre de orelha a orelha.

"Hienas rindo, quem contou a piada?"

Voltando a realidade, precisamos ir apenas um pouco longe para encontrar o verdadeiro Crócota, pois ele vive em boa parte da África e da Ásia, se trata da hiena, um animal morfologicamente similar ao cão, porém, muito mais próximo aos felinos. A hiena é um mamífero robusto e poderoso, capaz de produzir sons não muito diferentes de uma risada ou choro humano (talvez daí a origem dos relatos de sua capacidade de falar), porém essa não é sua única semelhança com o Crócota:


  •  Capacidade de imitar a voz humana: Como já foi dito antes, a hiena produz um som característico que pode vir a ser confundido com uma risada ou ainda com um choro humano.


  •  Capacidade de mudar de sexo: Todas as hienas tem pênis (no caso das fêmeas, um clitóris que se assemelha a um), talvez por isso as histórias de que mudam de sexo ao seu bel prazer. Porém esse pênis, além da função reprodutora, para os machos, serve como forma de interação social entre as fêmeas (que lideram o grupo), já que as fêmeas inferiores costumam lamber o "pênis" das mais fortes como forma de agradá-las e receberem certa atenção das "patentes mais altas".



  •  Capacidade de se transformar em humano: Bom, ai a fantasia tomou conta, mas vai saber, no meio do mato, assustado, ouvindo um bicho produzir sons estranhos e achando que vai morrer devorado a qualquer momento, acredito que qualquer um veja até saci nessas condições.



  •  Mandíbula gigante: A hiena tem uma mordida famosa, mais forte até que a de um leão apesar do menor tamanho, são famosas também por devorar ossos e digeri-los com facilidade.


Hiena Malhada (Crocuta crocuta) fazendo o que ela faz de melhor.

Hienas também são grandes carniceiras e costumam atacar corpos humanos recém enterrados para se alimentar, claro que em certas ocasiões também atacam pessoas vivas, o que rende a algumas delas o título de devoradoras de humanos e seu merecido lugar, em forma de lenda, entre as criaturas mais temidas.

Até a próxima meus caros.

Um comentário:

  1. Li em um local que elas tão tinha um tipo de poder, quando se olhava sua imagem cerca de 3 vezes a vitima ficava enraizada no local, sem chances de fugir...

    ResponderExcluir